tendencias pedágogicas
Baseado nas leituras das tendências e de acordo com as praticas educativas, percebemos que estas de diversificam de acordo com o desenvolvimento social.
Assim, as ações pedagógicas devem atender a demanda da sociedade de forma a preparar os sujeitos para o mercado de trabalho e, também, para a vida. Neste sentido, no processo ensino aprendizagem o avanço depende da interação professor-aluno, o que sugere uma transformação do sistema de ensino, assim como propõem as tendências pedagógicas.
Em nossa pratica no CEJA – “Creuslhi de Souza Ramos”, este dispõe de momentos de aplicação de conteúdos teóricos e oficinas práticas. Atualmente, são desenvolvidas diversas praticas, como arte, inclusão digital, dentre outras buscando “organizar o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos.” Um fato ocorrido durante a aplicação das atividades é que alguns alunos mostram o contrario sobre a ideia de que: a atividade da descoberta é a função da educação, mas esta deve ser restrita aos especialistas. O objetivo do planejamento de ensino é preparar o individuo para o mercado de trabalho transmitindo informações precisas e rápidas para uso no seu cotidiano.
Os conteúdos de ensino são sistematizados totalmente pelos profissionais da educação. A matéria de ensino impossibilita o educando a desenvolver seu lado cognitivo e subjetivo.
E de acordo com já exposto acima os métodos de ensino apresenta procedimentos e técnicas que permitem a transmissão e recepção da informação. Na aplicação das praticas na escola, observa-se que as praticas de relacionamento de professores e alunos do CEJA não ocorre conforme o previsto na tendência liberal tecnicista, o qual defende que o professor e aluno são apenas expectadores frente a verdade objetivo.
Alem disso a comunicação professor/aluno em relação a nossa pratica tem sentido dialógico, requerendo assim uma proximidade maior entre os agentes