relatório de estágio do curso técnico em agropecuária
DISCIPLINA: PISCICULTURA ECOLÓGICA DATA: 16/07/2013
MUNICÍPIO: TEFÉ – AM
ALUNO: BRUNO DE LIMA BARBOSA
VISITE UMA PROPRIEDADE E FAÇA UM RELATÓRIO FOTOGRÁFICO DO(S) VIVEIRO(S) DE PISCICULTURA EXISTENTES MESMA.
FOTO: Bruno de Lima Barbosa
FOTO: Bruno de Lima Barbosa
Local de fotografias no município de Tefé na fazenda do senhor “Paulo Careca”, no dia 01 de julho de 2013.
O tipo de viveiro é escavado. E o tipo de cultivo é intensivo, que é praticada em viveiros escavados.
A localização é de bastante facilidade, situando-se às margens da estrada da comunidade da Emade, mas quando estamos no período de chuvas em abundancia, a estrada fica precária, porque a estrada em sua grande parte não é asfaltada e existem vários buracos, isso torna a produção dificultosa na questão de transporte da produção para o mercado local.
O terreno é de bastante declividade, no que deveria ser no máximo 5%. Nesse terreno acidentado, evidentemente, houve maior volume de trabalho de terraplanagem. De um modo geral, terrenos com inclinação de até 5% são os mais indicados, por serem menos onerosos e possibilitarem maior superfície de área inundada. Ainda neste fator deve-se observar a distância e a cota entre o ponto de captação da água e o local dos tanques e viveiros, correlacionando-se essa cota com o nível mais elevado da área de tanques, de modo a permitir o abastecimento de água através da gravidade.
O solo segue a recomendações para viveiros escavados que é de condições intermediárias entre o arenoso e o argiloso, apresenta uma boa estrutura, que favorece a escavação, permite a compactação das paredes e do fundo evitando a infiltração excessiva de água.
A criação de peixe no viveiro se baseia no Tambaqui (Colossoma macropomum), a produção da propriedade abastece o mercado local. A comercialização de peixes é feita para restaurantes, feiras livres, supermercados, peixarias e pesque-pague, tipo de negócio derivado da