estudante
Faculdade de Ceilândia
Fisioterapia, Saúde Coletiva
Saúde e Sociedade 2
Representações Sociais da diabetes
Brasília, 2013
ÍNDICE
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA DIABETES
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa fez uma breve abordagem sobre as representações sociais dos portadores de diabetes acerca de sua doença e das complicações e reflexos na vida social que a mesma acarreta para o portador.
A diabetes se tornou um grande problema na sociedade atual, tendo o seu número de incidência cada vez maior em grande parte do globo. A diabetes, doença caracterizada pela deficiência na produção de insulina pelo corpo e até mesmo devido ao sobrepeso vem afetando cada vez mais pessoas, de acordo com um estudo publicado em 2012 a International Diabetes Federation mostra que existem cerca de 371 milhões de pessoas entre 20 e 79 anos que possuem a doença e só no Brasil existem cerca de 13,4 milhões de pessoas doentes (correspondente a 6,5% da população que tem idade entre 20-79 anos), isso faz com que o Brasil ocupe o 4º lugar no ranking dos países com maior prevalência de diabetes. A diabetes pode se manifestar de 3 diferentes formas, que por sua característica e causas levam a uma diferenciação quanto ao tipo de diabetes:
Diabetes tipo 1: É também conhecido como diabetes insulinodependente, diabetes infanto-juvenil e diabetes imunomediado. Neste tipo de diabetes a produção de insulina do pâncreas é insuficiente.
Diabetes tipo 2: É também chamado de diabetes não insulinodependente ou diabetes do adulto e corresponde a 90% dos casos de diabetes. Ocorre geralmente em pessoas obesas com mais de 40 anos de idade embora na atualidade se vê com maior frequência em jovens , em virtude de maus hábitos alimentares, sedentarismo e stress da vida urbana Neste tipo de diabetes encontra-se a presença de insulina porém sua ação é dificultada pela obesidade.
Diabetes Gestacional : A presença de glicose elevada no sangue