Estudo 1
Por que lhes falas por parábolas?
Respondendo, disse-lhes ele:
É porque, a vós outros, vos foi dado conhecer os mistérios do reino dos céus, ao passo que a eles isso não foi dado.
– Porque, àquele que já tem, mais se lhe dará e ele ficará na abundância; àquele, entretanto, que não tem, mesmo o que tem se lhe tirará.
– Por isso é que lhes falo por parábolas: porque, vendo, nada vêem e, ouvindo, nada entendem, nem compreendem.
– Neles se cumpre a profecia de Isaías, quando diz: Ouvireis com os vossos ouvidos e nada entendereis; olhareis com os vossos olhos e nada vereis.
(S. MATEUS, 13:10 a 14.)
Significado
Comparação desenvolvida em pequeno conto, no qual se encerra uma verdade, um
ensinamento. Trata-se de uma história curta, cujos elementos são eventos e fatos da vida
cotidiana. Esses acontecimentos ilustram uma verdade moral ou espiritual contida na
história. Os escritores gregos e latinos usaram a parábola, mas seus exemplos mais perfeitos
são os encontrados na Bíblia.
627. “Uma vez que Jesus ensinou as verdadeiras leis de Deus, qual a utilidade do ensino que os Espíritos dão? Terão que nos ensinar mais alguma coisa?
“Jesus empregava amiúde, na sua linguagem, alegorias e parábolas, porque falava de conformidade com os tempos e os lugares.
Faz-se mister agora que a verdade se torne inteligível para todo o mundo. Muito necessário é que aquelas leis sejam explicadas e desenvolvidas, tão poucos são os que as compreendem e ainda menos os que as praticam.
[...] O ensino dos Espíritos tem que ser claro e sem equívocos, para que a NINGUÉM possa pretextar ignorância e para que todos o possam julgar e apreciar com razão.
Estamos incumbidos de preparar o reino do bem que Jesus Anunciou. Daí a necessidade de que a ninguém seja possível interpretar a lei de Deus ao sabor de suas paixões, nem falsear o sentindo de