Representação politica
Alguns autores afirmam que os partidos políticos, no sentido moderno, só aparecem a partir de 1850. Outros autores, entre os quais Afonso Arinos, veem o nascedouro dos modernos partidos políticos na Inglaterra, desde a luta entre os direitos do parlamento e as prerrogativas da coroa, no século XVII, afirmando que foi a partir de 1680 que se definiu a noção de oposição política, isto é, a doutrina, básica na democracia, de que os adversários do governo não são inimigos do Estado e de que os opositores não são traidores ou subversivos.
Na realidade, pode-se dizer que houve um período de maturação durante a qual prevaleceram organizações mais ou menos clandestinas, como os clubes políticos, na França, o cáucus, na Inglaterra e nos Estado Unidos, até que fossem claramente definidos e incorporados à vida constitucional os partidos políticos.
Entre os autores atuais que mais se detiveram no estudo dos partidos políticos, consideram extremamente difícil um tipologia dos partidos e não chegam a uma definição. E também julgam inútil pretender encontrar uma definição precisa de partido, sem situá-la, previamente, em certa época e num determinado meio político e social.
Tendo-se afirmado no início do século XIX como instrumentos eficazes da opinião publica, dando condições para que as tendências preponderantes no Estado influam sobre o governo, os partidos políticos se impuseram como o veículo natural da representação política. Em consequência, multiplicaram-se vertiginosamente os partidos, apresentando as mais variadas