Citoplasma
Na célula, o citoplasma se encontra entre o núcleo e a membrana plasmática.
O citoplasma é formado por uma espécie de líquido gelatinoso – a matriz citoplasmática, também chamada hialoplasma ou citosol – e várias outras estruturas celulares. Essas estruturas desempenham funções específicas para as células de forma semelhante à que os órgãos desempenham para os organismos desenvolvidos. São as organelas da célula: os centríolos, os ribossomos, o retículo endoplasmático, o complexo de Golgi, as mitocôndrias, os cloroplastos etc.
Organelas Citoplasmáticas
* Retículo Endoplasmático: O citoplasma das células eucariótica (que possuem núcleo) contém uma complexa rede de bolsas e tubos membranosos conhecida pelo nome de retículo endoplasmático.
Devido a sua comunicação com a membrana plasmática, o RE aumenta consideravelmente a superfície de contato entre a célula e o exterior, facilitando a entrada e saída de substâncias. Além disso, substâncias do exterior ou fabricadas pela própria célula podem acumular-se nas vesículas ou serem distribuídas para outros pontos. Assim, o Retículo facilita o transporte de substâncias pelo citoplasma.
Seu aspecto ao microscópio eletrônico permite classificá-lo em rugoso ou liso. RE rugoso: também chamado de ergastoplasma, é formado por bolsas membranosas achatadas, com grânulos – os ribossomos – aderido à superfície externa. Sua principal função, graças aos ribossomos presente, é a síntese de proteínas.
RE liso: é formado por tubos membranosos lisos, sem ribossomos aderidos. Suas principais funções são: síntese de diversos lipídios, como o colesterol, hormônios esteróides e fofolipídios. É no RE liso que também ocorre o processo de desintoxicação das células. * Complexo de Golgi: O complexo de Golgi é formado por uma pilha de sacos achatados e de vesículas, cuja função está associada à secreção, o que justifica o seu desenvolvimento acentuado em células glandulares. O material protético vindo do RE