Oral b
Segmentação cria inúmeros produtos para atrair consumidor
Por Guilherme Neto guilherme@mundodomarketing.com.br A segmentação de produtos é uma oportunidade percebida por profissionais de Marketing há bastante tempo. Para eliminar o risco de comoditização e perder consumidores para alguma concorrente mais atraente, muitas marcas estão criando diferenciais até mesmo em categorias de produtos mais básicos.
Hoje já é comum pensar em produtos segmentados em algumas categorias, como xampus para cabelos diferenciados produzidos por uma mesma marca. Mas algumas categorias se esforçam para se destacar em meio à produtos que, à primeira vista, são bem semelhantes.
É o caso da Oral-B, marca de produtos de higiene bucal da Procter & Gamble. O portfólio da marca conta com 21 escovas de dente, divididas em escovas manuais, especiais, interdentais e elétricas.
Segmentação traçada em pesquisas
Para descobrir em que diferenciais apostar, as marcas costumam apoiar-se em pesquisas sobre necessidades dos consumidores e desenvolvimento de novas tecnologias. É o caso da Unilever, que, com a marca Seda, possui cerca de 20 xampus diferentes.
Estudos da multinacional apontaram que os consumidores acreditam que produtos anticaspa deixam o cabelo ressecado. Por conta disso, a marca lançou a linha Clear, voltada não apenas para o tratamento de caspa, mas também cuidados com os cabelos. A marca Seda, no entanto, ainda possui um xampu anti-caspa.
"As consumidoras de Seda são mulheres que não abrem mão dos cuidados com os cabelos. Os consumidores de Clear são pessoas preocupadas em combater ou evitar o aparecimento da caspa. Ou seja, as marcas lançam produtos específicos para cada necessidade dos consumidores", explica Paula Lopes, Gerente de Marketing da Seda.
Escova de dente de todos os tipos
Na Oral-B, as pesquisas constataram diferentes níveis de envolvimento dos consumidores ao cuidar de sua higiene bucal. Há quem