citoplasma
O Citoesqueleto:
O citoesqueleto é o conjunto de filamentos e finíssimos túbulos de proteínas presentes no citosol das células, responsáveis pela sustentação e forma, permitindo o seu movimento e transporte de substâncias. “Simbolicamente, possui funcionamento celular semelhante ao esqueleto e musculatura.” Sua composição é basicamente estruturada por dois tipos de filamentos protéicos: os microfilamentos e os microtúbulos, possibilitando uma conformação extremamente dinâmica que se restaura continuamente agregando e desagregando seus constituintes.
Microtúbulos → são pequenos e finos tubos cilíndricos e ocos, com aproximadamente 20 nanômetros de diâmetro e alguns micrômetros de comprimento, formados por proteínas globulares denominadas de tubulinas alfa e beta disposta em arranjo helicoidal, associadas a proteínas auxiliares (dineina e cinesinas).
Microfilamentos → são filamentos fibrosos com cerca de 3nm e 6nm de diâmetro, formados por moléculas protéicas de actina e miosina, que particularmente se ligam estabelecendo um duplo filamento torcido.
Entre as funções do Citoesqueleto destacam-se: - A participação na organização dos centríolos, cílios e flagelos;
- Orientação e deslocamento dos cromossomos, formando as fibras do fuso e do áster durante o processo de divisão celular (mitose e meiose);
- Ponto de apoio para a manutenção da disposição dos orgânulos citoplasmáticos;
- Projeção e retração citoplasmática que levam as células a mudar de forma (a emissão de pseudopódes
- execução de contrações musculares pelo deslizamento dos filamentos de miosina sobre os de actina.
Centríolos:
Centríolo é um pequeno cilindro