Análise Crítica - Rosalina e o Piano
Vanessa Teixeira Vaccaro
21/03/2014
Análise Crítica: Rosalina e o Piano
De acordo com o vídeo Rosalina e o Piano, identifica-se que na rotina podem surgir desafios, oportunidades e contra tempos. O importante é saber analisar uma atividade fora da rotina e fazer desta uma chance para crescimento profissional e destaque nas atividades que realiza na organização. Rosalina é gerente de projetos na empresa JJ&J S.A, ao chegar cedo a seu trabalho deparou-se com o presidente da empresa no elevador, ele a fez um pedido: colocar o piano que estava no subsolo na sala que teria um happy hour, sendo que esta era em outro andar. Ela não soube dizer não e concordou em realizar a organização e execução deste projeto.
Rosalina fez um projeto para executar com sucesso essa atividade e realizar a entrega do serviço prometido: colocar o piano na sala até o horário combinado. Isso era um desafio, visto que não poderia utilizar o elevador. Com essa oportunidade pode colocar em prática diversas áreas da gestão de projetos e acreditou que teria visibilidade dentro da empresa.
Primeiramente ela se preocupou em conhecer a tarefa que iria realizar, ou seja, foi até o piano para saber o estado em que se encontrava. A partir de analisar o escopo do projeto, foi possível dar inicio ao planejamento e execução.
Destacam-se diferentes áreas da gestão de projetos que Rosalina conseguiu incorporar no seu desafio: ela precisou identificar as pessoas corretas para a execução de cada atividade, precisou identificar os riscos, analisar os custos, as aquisições necessárias (serviço ou produto), a qualidade de entrega do serviço, gerenciou o tempo, cuidou para que todos os elementos do projeto estivessem integrados, cuidou para atender ao escopo do projeto e realizou a comunicação, ou seja, gerenciou a equipe do projeto.
Na comunicação destacam-se características importantes de Rosalina, ela posicionou-se com líder do projeto, atuou com planos estratégicos para