Vasos de Pressao
Nome: Larissa Soares de Souza
Colégio Faculdade Silva e Souza
Turma: X
Turno: Noite
Matéria: Tecnologia Industrial
Sumário:
Vasos de Pressão
1. Definição
2. Regulamentação
3. Aspectos dos Vasos
4. Categorias
5. Manutenção e Inspeção
Bibliografia
Vasos de Pressão
Vasos de pressão são reservatórios para diversas finalidades, não sujeitos à chama, fundamentais nos processos industriais, que contenham fluidos e sejam projetados para resistir com segurança a pressões internas diferentes da pressão atmosférica, ou submetidos à pressão externa, cumprindo assim a função básica de armazenamento.
Sua aplicação é feita em refinarias de petróleo, Usinas de Açúcar e Etanol, Indústrias Químicas e Petroquímicas os vasos de pressão constituem um conjunto importante de equipamentos que abrangem os mais variados usos.
O projeto e a construção de vasos de pressão envolvem uma série de cuidados especiais, o conhecimento de normas e o uso de materiais adequados, pois as falhas comprometem seu propósito e põe em risco a vida de pessoas.
Regulamentação:
No Brasil, após a publicação da NR-13 (Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego), estabeleceram-se critérios mais rigorosos para o projeto, inspeção, manutenção e operação de vasos de pressão, tendo como objetivo principal a diminuição de acidentes envolvendo estes equipamentos.
Aspectos dos Vasos
Todo vaso de pressão deve ter fixado em seu corpo, em local de fácil acesso e bem visível, a placa de identificação, com no mínimo, as seguintes informações: a) Fabricante; b) Número de identificação; c) Ano de fabricação; d) Pressão Máxima de Trabalho Admissível; e) Pressão de teste hidrostático; f ) código de projeto e ano de edição.
Constitui risco grave e iminente a falta de qualquer um dos seguintes itens:
a) Válvula ou outro dispositivo de segurança com pressão de abertura ajustada em valor igual ou