Representação do Conhecimento
Pedro Mendes, Tânia Riboira
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
17 Novembro 2014
Este artigo pretende representar em Lógica de primeira ordem (LPO), sendo definidos os conceitos de raciocínio lógico e prova com base na visão de Barwise. É apresentada a representação do conhecimento quanto ao domínio escolhido Ginásio. Para tal foi criada uma realidade, na qual existe um conjunto de objectos e relações entre os mesmos referentes à organização do mapa de conceitos criado para este domínio. Ao longo do trabalho foram definidas frases atómicas basilares ao estudo, realizadas deduções e extraídas conclusões através de provas formais. Como ferramenta de apoio e inferência à LPO foi utilizado o programa Fitch para obtenção das provas formais.
Palavras-chave: Ginásio; Predicados; Lógica de Primeira Ordem; Consequência Lógica,
Representação do Conhecimento.
1. Introdução
O presente artigo enquadra-se no âmbito da unidade curricular de Representação do
Conhecimento, leccionada pela Professora Cristina Ribeiro, no Mestrado em Ciência da Informação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Este pretende exprimir o conhecimento relativo ao domínio Ginásio, usando a Lógica de Primeira Ordem (LPO).
A LPO visa representar a relação entre os diferentes indivíduos de um mesmo mundo e possibilita concluir algumas particularidades das relações entre estes, utilizando um conjunto de símbolos complexos.
O significado das expressões refletido nas afirmações parte de um raciocínio lógico baseado nas convenções, que materializam uma determinada linguagem.
Tendo por base o mapa de conceitos anteriormente elaborado para o nosso domínio, começamos por construir algumas frases em linguagem natural que exprimiam o nosso mundo e posteriormente traduzimos para LPO.
Posteriormente utilizamos o programa Fitch para organizar e avaliar a robustez das
premissas