INTELIGENCIA ARTIFICIAL 01
Inteligência Artificial
Representação de
Conhecimento
Inteligência Artificial
Introdução
O termo “inteligência artificial” nasceu em
1956 no famoso encontro de Dartmouth. No final dos anos 50 e início dos anos 60, os cientistas Newell, Simon, e J. C. Shaw introduziram o processamento simbólico. Ao invés de construir sistemas baseados em números, eles tentaram construir sistemas que manipulassem símbolos. A abordagem era poderosa e foi fundamental para muitos trabalhos posteriores.
Inteligência Artificial
A grande
questão...
Desde então a grande questão sempre foi:
“Como fazer as máquinas compreenderem as coisas?” [MINS KY 68].
Inteligência Artificial
O
Que é?
Um sistema IA não é capaz somente de armazenamento e manipulação de dados, mas também da aquisição, representação, e manipulação de conhecimento. Esta manipulação inclui a capacidade de deduzir ou inferir novos conhecimentos - novas relações sobre fatos e conceitos - a partir do conhecimento existente e utilizar métodos de representação e manipulação para resolver problemas complexos que são frequentemente não quantitativos por natureza.
Inteligência Artificial
O
Que é? (continuação)
Portanto, as questões principais a serem contornadas pelo projetista de um sistema de IA são: aquisição, representação e manipulação de conhecimento e, geralmente, uma estratégia de controle ou máquina de inferência que determina os itens de conhecimento a serem acedidos, as deduções a serem feitas, e a ordem dos passos a serem usados.
Inteligência Artificial
O
Que é? (continuação)
Muitos pesquisadores hoje acreditam que IA é uma tecnologia chave para o software do futuro. As pesquisas em IA estão relacionadas com áreas de aplicação que envolvem o raciocínio humano, tentando imitá-lo e realizando inferências. Estas áreas de aplicação que geralmente são incluídas nas definições de IA incluem, entre outras:
Sistemas
Especialistas
Conhecimento.
Sistemas
Sistemas
Baseados