processos cognitivos
Processos Cognitivos, Emocionais e Motivacionais
Cármen Rocha
Catarina Alexandra Matos Neivas
11º GD1 Março 2012/2013
Índice
Introdução
Este trabalho foi desenvolvido no curso Técnico de Apoio à Gestão Desportiva no âmbito da disciplina de Psicologia no desenvolvimento do módulo 3 - Processos Cognitivos, Emocionais e Motivacionais.
Neste trabalho vou falar sobre processos cognitivos, emocionais e motivacionais, dentro deste tema vou desenvolver o tópico de Processos de Pensamento - Inteligência. Desenvolvendo as suas características, as polémicas, os modelos, os vários tipos de inteligências, testes de Q.I (Quociente de Inteligência), testes para a inteligência emocional, inteligência artificial.
Nas características temos a inteligência como capacidade global de adaptação, dentro deste tópico terá a sua definição, a sua origem – prespetivas e os seus tipos. Em relação as polémicas, irei falar sobre testes de inteligência e também sobre algumas críticas, limites de aplicação e validade aos testes de Q.I. Enquanto nos modelos.
Ao longo do trabalho, irei falar de personalidades que tiveram um papel importante no desenvolvimento na inteligência, tais como: Alfred Binet, Jean Piaget, Charles Spearman e Howard Gardner, Robert Sternberg Edward de Bono, entre outros.
Irei falar também, sobre a criatividade, mais propriamente a inteligência e a criatividade, falando também do pensamento e a inteligência dentro deste o pensamento convergente e divergente. Depois falarei sobre a inteligência emocional, irei abordar um pouco os processos emocionais e mostrarei uma pequena parte de um teste de Quociente Emocional (Q.E).
Por último, a inteligência artificial, mais propriamente a inteligência artificial no mundo contemporâneo, pois é uma coisa que utilizamos muito hoje em dia e que no futuro pode vir a ser a nossa grande evolução.