Direito Penal III - Resenha
RESUMO DO LIVRO AS GRANDES TRANSFORMAÇÕES DO DIREITO PENAL TRADICIONAL.
Resumo do Livro As Grandes Transformações do Direito Penal Tradicional da Matéria Direito Penal II.
Belo Horizonte – Minas Gerais
2014
Capitulo 1 – A crise do Direito Penal Tradicional.
O direito clássico também conhecido como direito penal liberal tradicional com influencia do Iluminismo e o responsável pela construção histórica de um direito penal voltado para a tutela dos direitos fundamentais da pessoa contra as intervenções punitivas do Estado, sem e claro com prejuízos para a redução da violência e da arbitrariedade. Pois o direito penal começa a ganha influxos da era globalizada, fornecendo ao preso valores essências ao ser humano como dignidade humana, liberdade e justiça.
O direito penal tradicional, visava a proteção dos bens jurídicos e de garantia para a liberdade do cidadão , sendo que o Estado não era confiável e sim como fonte de violência era um direito fundado na idéia do contrato social, sendo o Estado o guardião desse contrato, sem muita confiança devido ao seu grande poder. Deste modo a sanção penal e a própria privação de liberdade em relação ao interesse do tutelado, sendo que pelo direito clássico a ofensa intolerável ao contrato social era o que poderia ser considerado a infração penal propriamente dita.
Dai a necessidade de delimitação dos poderes punitivos do Estado de forma taxativa, claramente expressa em lei, sendo esta intervenção mínima somente quando ato violar os bens jurídicos protegidos, pois se indentificava o autor do delito, o ator criminoso e a vitima. Entretanto o moderno direito, que ainda hoje se busca ainda, veio depois da segunda guerra mundial, colocar dentro do direito penal, muita coisa ao qual o próprio direito penal, não poderia dar conta, como a prevenção e solução de problemas sociais.
Tem a partir da intervenção