Representação da mulher no espaço público
TEMA: O estudo da Representação da Mulher no Espaço Público delimita-se no início do século XX abrangendo principalmente a cidade do Rio de Janeiro, tendo um recorte temporal no século XX (1910-1912) momento de grandes modificações nos padrões estabelecidos na sociedade, e a caracterização da personagem Chiquinha Gonzaga, que em sua trajetória pública e privada sintetiza de certo modo os conflitos e contradições do período, se colocam como base para uma melhor compreensão das modificações no papel da mulher na sociedade brasileira.
Relevância
Escolhi Chiquinha Gonzaga como objeto de pesquisa porque a vida tanto particular quanto profissional da personagem teve grande contribuição para mostrar uma nova posição social para a população feminina, sua vida indica as mudanças na posição social da mulher e apontam algumas das novas relações, o novo papel social e atuação pública da mulher nos dias de hoje e as questões de gênero que ainda mantém atualmente como resquício da sociedade patriarcal, e tentar mostrar a luta da emancipação feminina no início do século XX usando a compositora Chiquinha Gonzaga nesse processo de tentativa de emancipação.
APRESENTAÇÃO (originalidade)
O tema desse trabalho se refere à construção relacionada às questões da mulher na sociedade brasileira no período que abrange a segunda década do século XX. Nesse momento a maior urbanização da cidade possibilita à mulher novos espaços sociais que não aqueles restritos ao ambiente doméstico. O elemento feminino passa a contar com os festejos cívicos e religiosos, teatros e apresentações musicais como espaços para aparição pública. Escolhi Chiquinha Gonzaga como objeto de estudo justamente por ter sido a primeira mulher a receber o título de maestrina e reconhecida como uma das compositoras responsáveis pelo abrasileiramento da música produzida em nosso país, posição esta anteriormente reservada exclusivamente aos homens, e também pela sua