representaçao
1. INTRODUÇÃO
A representação política legitima forma de institucionalização de necessidades ligadas a determinada camada ou grupo social pois, dessa forma, teoricamente, pode-se influenciar e até determinar mudanças adequadas a essas necessidades. Essa representação, hoje desgastada em nosso país, porque tal modelo democrático defende interesses particulares, filiando-se a grupos econômicos, limitados ao maior objetivo que é a busca do bem comum.
Como forma de substituição dessa representação, para atingir vontades inerentes a cada grupo social, surge então formas baseadas na mobilização e organizados de forma a alcançar objetivos específicos mudando a estrutura do poder organizacional. São elas :
Representação Profissional
Representação Corporativa
Representação Institucional
2. REPRESENTAÇÃO PROFISSIONAL
REVOLUÇÃO INDUSTRUAL => SINDICALISMO
A representação profissional possui sua origem na integração e colonização dos países realizados por europeus, na idade média e moderna, aparece então novas formas de controle emanados de situações econômicas novas, até então desconhecidas, e no comércio, e posteriormente a indústria, representarão uma nova ordem mundial.
Especialmente durante a Revolução Industrial na Inglaterra, com o surgimento da máquina à vapor e das linhas de produção, tal classe econômica, detentoras dessas "linhas" representaram a classe que possuiria poder econômico substancial para a suficiente mudança espiritual da sociedade e do governo, Estado.
Tal classe necessita da base à sua formação, a sua aplicação que é lucro. Para tanto, seus subordinados, trabalhadores, teriam que produzir muito, com redução extrema de tempo e dinheiro. Dessa situação, decorreu para os seus subordinados, uma situação caótica, pois eram quase que exclusivamente uma única fonte de renda, trabalho árduo, salário precário, sem qualquer garantia, tal como estabilidade, e principalmente sem