Reologia
Conceito:
É um ramo da mecânica dos fluidos que estuda as propriedades físicas envolvidas na deformação (sólidos elásticos) ou escoamento (Fluido-líquidos ou gases) da matéria, devido à ação de uma tensão de cisalhamento, podendo sofrer influência do tempo e da temperatura. Tem como objeto de estudo, propriedades físicas como a viscosidade, plasticidade, elasticidade e o escoamento da matéria.
Aplicações:
Importância na fabricação e no manuseio de uma grande quantidade de materiais (borrachas, plásticos, alimentos, cosméticos, tintas, óleos lubrificantes);
Fundamental em processos (bombeamento de líquidos em tubulações, moldagem de plásticos);
Determinar a funcionalidade de ingredientes no desenvolvimento de produtos;
Auxiliar no controle de qualidade final ou intermediário do produto e na verificação do prazo de validade;
Avaliação da textura para correlação com dados sensoriais;
Cálculo de engenharia de processos englobando uma grande quantidade de equipamentos como agitadores, bombas e trocadores de calor.
Classificação:
Quanto à deformação:
- Reversíveis ou elásticos: são sistemas que não escoam; sua deformação é reversível e o sistema obedece à Lei de Hooke.
- Irreversíveis ou viscosos: são sistemas que escoam; sua deformação é irreversível e o sistema obedece à Lei de Newton, de viscosidade constante.
Quanto à relação entre a taxa de deformação e a tensão de cisalhamento:
- Fluidos Newtonianos:
Sua viscosidade é constante, seguem a Lei de Newton. Esta classe abrange todos os gases e líquidos não poliméricos e homogêneos. Ex.: água, leite, soluções de sacarose, óleos vegetais.
- Fluidos Não Newtonianos:
A relação entre a taxa de deformação e a tensão de cisalhamento não é constante. Os sistemas não newtonianos apresentam dois tipos de fenômenos que os distinguem de sistemas newtonianos: fenômenos independentes do tempo e fenômenos dependentes do tempo:
1. Fenômenos de estado estacionário (independentes do tempo):
Três classes