REOLOGIA
Aula Prática 1
1. INTRODUÇÃO
O termo reologia vem do grego (rheo, deformação; logia, estudo) e tem como objetivo descrever o escoamento de líquidos e a deformação de sólidos. (Martin’s)
Viscosidade é uma expressão que dá a dificuldade, ou melhor, a resistência de um líquido escoar. Quanto mais viscoso for um fluido, maior será a resistência ao escoamento. Propriedades reológicas de dispersões heterogêneas são mais complexas e, não pode ser expressa através de uma única dimensão. (Martin’s)
Os princípios fundamentais da reologia são usados no estudo de tintas, materiais cosméticos, farmacêuticos e etc. O entendimento da viscosidade de líquidos e sistemas de soluções coloidais diluídas são ambas de valores praticas e teóricas. (Martin’s) Há o reconhecimento da importância da reologia em produtos farmacêuticos como pomadas, géis, emulsões, supositórios e tabletes. (Scott-Blair, 1945) Com este estudo reológico, os produtos farmacêuticos serão capazes de serem produzidos com boa qualidade de consistência e suavidade e podendo-se reproduzir tais qualidades cada vez que um novo lote é produzido. (Martin’s)
Reologia está envolvida com a mistura e o escoamento de materiais, sua estocagem em containers, isto é conseguido por escoamento a partir de uma garrafa, a extrusão de um tubo, ou passagem através de uma agulha de seringa, todas essas medições ajudam a determinar os parâmetros reológicos. A reologia de um produto em particular pode afetar a estabilidade física, a biodisponibilidade, a aceitabilidade. A viscosidade pode afetar a absorção de fármacos no trato gastrointestinal. (Martin’s)
Propriedades farmacêuticas e reológicas podem influenciar a seleção dos equipamentos usados na manufatura dos medicamentos. Um equipamento inapropriado pode resultar em um produto indesejável no que tange às características de viscosidade do mesmo. (Martin et al.)
Quando se classifica os materiais