Glossário Genética
Disciplina: Genética e Evolução Professora:
Aluno (a):
1ª atividade – Glossário genético
ALELO: São os genes que se unem para formar uma determinada característica e se encontram no mesmo lócus nos cromossomos homólogos. Por exemplo, a característica da semente amarela, em ervilhas, é codificada pelos alelos AA (homozigota) e Aa (heterozigota). Os alelos estarão sempre aos pares nos cromossomos, pois um dos alelos é proveniente de um gameta masculino e o outro de um gameta feminino.
ALELO DOMINANTE: Componente genético que proporciona o mesmo genótipo em homozigose ou heterozigose.
ALELO RECESSIVO: Componente genético que só se expressa em homozigose.
AUTOFERTILIZAÇÃO: É a fecundação entre gametas masculino e feminino originados por um só ancestral. Entre os vegetais, é muito freqüente, pois habitualmente coexistem o sistema reprodutor masculino e o feminino em uma mesma flor.
CRUZAMENTO PARENTAL (P): Cruzamentos entre indivíduos pertencentes a linhas puras diferentes em que o caráter em estudo assumia em cada um dos progenitores aspecto contrastante.
CODOMINÂNCIA: Propriedade do alelo de um gene expressar-se sem encobrir ou mesmo mesclar sua expressão com a de seu outro alelo, em indivíduos heterozigóticos.
CRUZAMENTO TESTE (TESTCROSS): Quando estamos fazendo um cruzamento e não sabemos se o indivíduo dominante é homozigoto ou heterozigoto (V?), realizamos um cruzamento dele com um indivíduo recessivo e a resposta estará nos descendentes.
DOMINÂNCIA COMPLETA: Quando o indivíduo heterozigótico apresenta o fenótipo condicionado pelo alelo dominante, ou seja, o alelo recessivo só se manifesta em homozigotia.
DOMINÂNCIA PARCIAL OU INCOMPLETA: Quando o indivíduo heterozigótico vai apresentar um fenótipo diferente dos indivíduos homozigóticos.
F1 (PRIMEIRA GERAÇÃO FILIAL): Primeiros descendentes da geração paternal.
F2 (SEGUNDA GERAÇÃO FILIAL): É a geração