Renato
Prof. Renato Werneck Lima
Administração Científica
Origem da Administração Científica
As origens das teorias de Taylor, estão ligadas às conseqüências geradas pela Revolução Industrial, principalmente a duas delas: o crescimento acelerado e desorganizado das empresas, que gerou um aumento da complexidade da administração e a necessidade de maior planejamento e, consequentemente, uma abordagem cientifica, substituindo a improvização por métodos racionais de trabalho, e a necessidade que as empresas passaram a ter de aumentar a eficiência e a competitividade, procurando obter um melhor aproveitamento dos seus recursos para poder enfrentar a concorrência e a competição, que aumentavam a cada dia.
Além disso, as condições empresariais do começo do século XX eram ideiais para o surgimento de uma nova teoria sobre a administração: grande número de empresas gerando grande concorrência, problema de aproveitamento do maquinário instalando com grandes perdas de produção devido a decisões mal planejadas, insatisfação entre os operários etc.
Diante da situação industrial colocada anteriormente, Taylor e um grupo de engenheiros que trabalhavam na área operacional de uma empresa desenvolveram trabalhos visando conhecer o funcionamento das tarefas para assim elaborar um método de trabalho mais eficiente.
Estudando o ambiente industrial, chegou a conclusão de que a insatisfação dos funcionários era causada pela baixa remuneração recebida.
A partir disso Taylor procurou criar um sistema de pagamento que fosse mais justo e que incentivasse o trabalhador a produzir mais. A solução encontrada foi estabelecer uma produção padrão, de acordo com a qual o funcionário receberia sua remuneração.
Assim Taylor focou seus estudos no trabalho dos operários, procurando dividir as tarefas em seus elementos básicos, passando depois a cronometrar o tempo necessário para a sua execução, eliminando movimentos inúteis e desperdícios de tempo.
Por meio desse