Politicas publicas - artigo
CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
POLITICAS PUBLICAS DA EDUCAÇÃO
PARTE ESCRITA, DA 2° AVALIAÇÃO DE POLITICAS PUBLICAS, TEMA: AVALIAÇÃO FORMATIVA.
DISCENTES:
- ADAISE SOARES.
- GABRIELA OLIVEIRA
- HENRIQUE CARREIRA
- THAIS DE NAZARÉ
Belém/ PA
2012
AVALIAÇÃO FORMATIVA
O que é? Características? Desafios? Possibilidades e Novos Horizontes.
INTRODUÇÃO
Inicialmente, vale ressaltar que esta parte escrita, constitui nossa 2° avaliação de Politicas Publicas, neste ensaio iniciaremos com uma breve explanação introdutória do que a de vi neste trabalho avaliativo e logo após tópicos sucintos, resumidos, do que a de ser abordado em exposição oral do grupo constituinte deste Seminário Avaliativo, em sala de aula via apresentação em data show.
Existe a necessidade de uma abordagem previa da atual realidade em que encontramos enraizado a temática “Avaliação formativa” e para isso tem-se a necessidade de torna-se sabidos da atual conjectura de nossas escolas. A atual formatação de nossos centros educacionais quando lançamos um olhar sobre o aspecto tema deste trabalho acabamos por nos deparar com ambientes educativos que se utilizam da avaliação como forma de seleção e verificação, separando os alunos “bons” dos “ruins”, os “capazes” dos “incapazes” e os “aptos” dos “inaptos”.
A este mecanismo avaliativo que toma aspectos de prática classificatória, acaba por deixar de lado grande maioria dos alunos. Não comprido um papel ser um meio, método, avaliativo que necessita ser voltado para a melhoria da aprendizagem e ajuste de processos e assim, buscar uma avaliação diferente, uma avaliação formativa (contínua). Logo uma das mais importantes características da avaliação formativa é a capacidade em gerar coeficientes, com rapidez. Sendo assim temos como resultantes os erros que poderiam e podem ser objetos de estudo, isto é, torna-se preciso diagnosticar os fatores que levam a não aprendizagem.
O