Renata Resumo Adulto 1
Profª Renata
1º BIMESTRE
11 de fevereiro de 2014 – Revisão de Neuroanatomia e Neurofisiologia
Sistema Nervoso central: Compreende 3 sistemas que são divididos assim pela anatomia e pala função.
Sistema Nervoso Central (SNC): Composto pelo encéfalo e medula espinhal. Ele é composto pelo encéfalo que se encontra dentro do crânio e pela medula espinha, que se estende pelo interior da coluna vertebral. Sua função é processar e associar as informações, Os estímulos são levados para encéfalo por vias aferentes passando pela medula, e retornam por vias eferentes.
Sistema Nervoso Periférico (SNP): São as vias que levam as informações sensoriais, sejam aferentes (recebem informações) ou eferentes (mandam informações), ou seja que levam estímulos ao SNC ou conduzem aos órgãos as ordens vindas do encéfalo. O sistema nervoso periférico é constituído pelos nervos, que são formados por múltiplos axônios (fibras motoras e dentritos (fibras sensitivas) neuronais, responsáveis pela transmissão do impulso nervoso. São as fibras nervosas dos nervos que fazem a ligação dos diversos tecidos do organismo com o sistema nervoso central. O SNP é composto por nervos espinhais, se originam na medula, e os cranianos que provém do encéfalo.
A partir do SNC, se ramificam 43 pares de nervos, 12 a partir do encéfalo (nervos craniais) e 31 a partir da medula espinhal (nervos espinhais). À medida que se dividem, percorrem caminhos sinuosos entre os órgãos e tecidos, e infiltram cada minúsculo recanto e abertura formando uma rede chamada SNP. Dos 32 nervos espinhais, o corpo possui 8 cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 5 sacrais e 1 coccígeo.
O primeiro par de nervo espinhal emerge entre o occipital e o atlas (C1), de modo que, na coluna cervical, o nervo emerge, cranialmente, junto a sua vértebra correspondente. Somente a partir do primeiro segmento torácico, o nervo espinhal emerge caudal à sua vértebra