METODOLOGIA DE ENSINO DO BALLET PARA CRIANÇAS E ADULTOS INICIANTES
Resumo
Esta pesquisa pretende investigar os limites e possibilidades de ensino do Ballet para adultos iniciantes. Sendo nosso objetivo geral estudar a linguagem abordada pelo professor e como esses corpos reagem a metodologia aplicada. Para este fim será feito um trabalho de pesquisa bibliográfica e observação de campo, que será realizado nas aulas de Ballet para adultos, ministradas no projeto de extensão da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Palavras Chaves - Ballet- Metodologia- Crianças-Adultos
Introdução
A presente pesquisa se instrumentaliza com suportes teóricos-práticos. Pensando no corpo adulto que nãoteve uma vivência com a dança clássica, objetivamos encontrar uma forma de aplicação teórica desta técnica na aprendizagem da arte do balé. O ballet proporciona ao bailarino um grande número de elementos, podendo assim ser utilizados no dia a dia, e não só em uma aula, trazendo assim uma disciplina, tanto corporal como na mente e no espírito independente da idade.
O Balé Clássico, segundo Achcar (1998), é uma fusão de outras artes (música, pintura e poesia) com a dança. Chama-se de balé o espetáculo teatral dançado por um número determinado de personagens, com acompanhamento musical ou sonoro e, geralmente, com elementos decorativos. É uma das danças mais recomendadas às crianças quando são pequenas. Favorece a criatividade, a musicalidade e o trabalho em grupo.Além de melhorar a coordenação motora, a dança também ajuda a criança a ser mais disciplinada e mais esforçada, é importante que os pais não as assistam, para não inibir a criança. Os pais não devem obrigar nem pressionar a criança a fazer Ballet. É importante que a criança curta e sinta prazer com a prática desta atividade. O ballet clássico possui os 7 movimentos básicos de qualquer outra atividade física: saltar, estirar, dobrar, elevar, girar, deslizar, lançar-se ou pular.
A capacidade de movimentar-se das crianças é