Renata Leite
Tiago 4:6-10 A soberba é um pecado muito comum, mas, infelizmente, pouco reconhecido, razão porque, muitas vezes, prejudica profundamente as nossas relações com Deus. A soberba é um dos ditos pecados pequeninos e que, por isso, muitos pensam que não prejudica. Isso, contudo, não é verdade, pois, para Deus, não há pecados grandes ou pequenos; há apenas pecados. Muitas vezes, os "pequenos pecados" são mais prejudiciais que os "grandes pecados", pois, enquantos estes são sentidos e deles nos arrependemos, ou outros são esquecidos e acabam por calejar a consciência, deixando-a insensível e inapta para o arrependimento. Fica sempre em débito. "Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo e ele fugirá de vós. Humilhai-vos perante o Senhor e Ele vos exaltará..." É difícil admitir o orgulho e a soberba, mas eles são obstáculos para a operação de Deus no nosso coração. Abandonai o orgulho e a soberba e deixai Deus operar mansamente no vosso coração. Vereis como é doce a paz de Jesus.
O orgulho é um dos assuntos mais proeminentes da Sagrada Escritura, que utiliza pelo menos 17 palavras diferentes (e incontáveis variações) para descrever esse mal espiritual.
Infelizmente, a perspectiva de muitos crentes sobre a soberba é tão superficial, que os faz ignorar que, na própria vida deles, esse sentimento esteja presente. Eles podem facilmente identificá-lo em estrelas arrogantes de cinema, ricos esnobes, personalidades egoístas dos esportes, ou ainda em colegas de trabalho verbalmente agressivos. Mas pergunte aos cristãos se eles têm lutado para não serem orgulhosos, e a negação de muitos virá rapidamente: “ah, não! Eu não!”
Pedro, o apóstolo, disse: sede todos sujeitos UNS AOS OUTROS e revesti-vos de humildade, PORQUE Deus resiste aos soberbos, mas dá