Elastromeros
Alunos:
O Que é Elastômero?
Elastômeros são polímeros, que na temperatura ambiente podem ser alongados até duas ou mais vezes seu comprimento e retornam rapidamente ao seu comprimento original ao se retirar a pressão. Possuem, portanto, a propriedade da elasticidade.
Comumente são conhecidos como borrachas.
Propriedades Mecânicas:
As propriedades mecânicas dos elastômeros, ao se comparar com outros materiais metálicos, são muito mais sensíveis a alterações na temperatura. Os comportamentos típicos da tensão-deformação dos polímeros são demonstrados na Figura. A curva A ilustra um comportamento de polímeros frágeis, apresentando ruptura no trecho elástico. Na curva B, apresenta comportamento semelhante a aquele encontrado em materiais metálicos e caracteriza o trecho inicial elástico, seguido por escoamento e por uma região de deformação plástica até a ruptura à tração. Na curva C é predominantemente elástica, típica da borracha (Grandes deformações mesmo sob pequenos níveis de tensão),
Característica encontrada em Elastômeros.
Propriedades Térmicas:
Uma vez que as propriedades mecânicas dos Elastômeros são sensíveis às mudanças de temperatura, as várias seções seguintes são devotadas a discussões de características térmicas e termomecânicas destes materiais. Pontos importantes na escolha de determinados polímeros incluem a condutividade térmica e coeficientes de dilatação térmica linear. O efeito Gough-Joule é a tendência de um Elastômeros se contrair quando aquecido (Defomação = Contração). O efeito é particularmente importante no projeto de anéis de vedação, onde peças que serão submetidas ao calor são montadas em estados previamente tensionados.
Outras Deformações:
Tração
Compressão
Em relação ao uso:
Vantagens
Desvantagens
- Ciclos de produção mais curtos.
- Limitada resistência aos óleos e ao calor.
- Eliminação de desperdícios.
- Tensão de rotura mais baixa.
- Gastos