fundaçoes
FUNDAÇÃO E
IMPERMEABILIZAÇÃO
Professor: Aécio Lacerda
Fonte: http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/211/artigo327637-1.aspx
CURSO:
Técnico em Edificações
DISCIPLINA:
Tecnologia das Construções I
FUNDAÇÕES OU INFRAESTRUTURA
Fundações são elementos estruturais destinados a suportar toda a carga de pressão proveniente dos carregamentos de esforços oriundos do peso próprio dos elementos estruturais como um todo, acrescidos dos carregamentos provenientes do uso (sobrecarga).
FUNDAÇÕES OU INFRAESTRUTURA
Existem diversos tipos de fundação e são projetadas levando em consideração a carga que recebem e o tipo de solo onde vão ser construídas. Podemos citar:
FUNDAÇÕES SUPERFICIAIS & FUNDAÇÕES PROFUNDAS
Fundações Superficiais
São chamadas também de “fundações rasas”, pelo fato de não haver necessidade de equipamentos complexos para sua execução. Tecnicamente, as fundações rasas ou diretas são aquelas em que a profundidade de escavação é inferior a 3 metros, sendo mais empregadas em casos de cargas leves, como residências, ou no caso de solo firme.
Podemos encontrar neste grupo:
1. Sapata;
2. Bloco;
3. Radier;
4. Vigas de Fundação.
Sapatas Isoladas e Blocos Armados
São elementos estruturais cujos esforços não podem ser absorvidos somente pelo concreto e, para tando, são usadas armaduras para suporte dos esforços de tração.
Normalmente essas sapatas são assentadas sobre estacas de concreto ou simplesmente apoiadas no solo, de acordo com o carregamento e/ou tipo de solo.
PASSO A PASSO:
COMO FAZER UMA SAPATA
1º PASSO:
ESCAVAÇÃO
2º PASSO:
REGULARIZAÇÃO
3º PASSO:
PREPARAÇÃO - FUNDO
Embaixo de toda sapata deverá, sempre, ser colocada uma camada de concreto magro (farofa). É um concreto bem seco, sem função estrutural, que tem a finalidade de isolar o fundo da sapata para que o solo não absorva a água do concreto da fundação.
4º PASSO:
PREPARAÇÃO - LATERAIS
5º