Renata Brinquedoteca 1
O profissional que trabalha na área da saúde deve zelar pelo bem estar físico e psíquico do paciente. O pedagogo possui um papel muito importante vem conquistando seu espaço e a classe hospitalar é um desses espaços.
Este novo espaço de educação nos hospitais é desenvolvida pela necessidade de atender crianças afastadas da escola e também é um espaço de ajuda nos transtornos emocionais, causados pela internação, como a raiva, insegurança, incapacidades e frustrações que podem prejudicar na recuperação do paciente.
Na brinquedoteca a dor e o sofrimento podem ser aliviados por meio da atenção, carinho, diversão, distração, elevação da autoestima e esperança de voltar a sua vida normal. Como o paciente foi afastado de suas atividades escolares seu aprendizado pode ser prejudicado, na brinquedoteca é possível estimular o desenvolvimento cognitivo.
A brinquedoteca hospitalar não beneficia só as crianças internadas, mas também seus familiares, com interações que se dão através de jogos e brincadeiras. Com isso o ambiente da brinquedoteca com certeza deve ajudar a aliviar a tensão que sentem ficando com os filhos nos leitos.
JUSTIFICATIVA
A brinquedoteca hospitalar se constitui em um espaço significativo para desenvolvimentos de diversas atividades recreativas, especialmente as brincadeiras e os jogos infantis, tem como fins trazer e proporcionar a alegria e comodidade em meio aos traumas da internação ou atuando como terapia.
Deve ser colorido e ter muitos tipos de brinquedos para que as crianças não pensem nos motivos que estão hospitalizadas.
OBJETIVO GERAL
Valorizar o ato de brincar;
Proporcionar alegria e distração;
Desenvolver ações de recreação e educação na brinquedoteca;
Oferecer possibilidade de brincar livremente;
Identificar a importância do brincar na recuperação da criança;
Organizar uma proposta de estrutura e de organização de brinquedoteca para o hospital;
Aproximar as famílias e fazer com que as crianças socializem;
Preservar a