Brinquedoteca
Universidade Anhanguera - Uniderp
PROJETO MULTIDISCIPLINAR ll
SERTÃOZINHO
2014
A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Introdução Trata-se de um estudo sobre a brinquedoteca no espaço escolar. Visa uma parceria entre estes dois ambientes de aprendizagem, seus usuários e profissionais. Enfoca como ponto de discussão o processo lúdico desenvolvido na brinquedoteca de uma escola. Este artigo enfoca como ponto de discussão o processo lúdico desenvolvido em brinquedoteca .Abrange como objeto de mediação, a brinquedoteca desta instituição escolar e sua participação enquanto estimuladora do processo lúdico .
No contexto da ludicidade, pode-se dizer que a Brinquedoteca além de oferecer atividades lúdicas, também influência definitivamente na formação e desenvolvimento do educando, sendo um local que representa não só um “depósito ou cantinho” de brinquedos, mas sim, espaço para estimulação e desenvolvimento integral do ser humano. No ambiente da Brinquedoteca, o brincar supri algumas necessidades da criança, tais como: expressar, participar, transformar, desenvolver, aprender e atuar com subjetividade no cotidiano escolar, na sociedade e na sua cultura. Diante deste propósito, torna-se primordial refletir sobre a importância da Brinquedoteca no ambiente escolar como espaço mediador de aprendizagens, considerando-a no âmbito educacional, como local voltado para brincadeiras lúdicas, sob a função não diretiva e desprovida das intervenções do professor.
Desenvolvimento
ETAPA 1
Passo 1
Friedrich Froebel nasceu no sudeste da Alemanha, em Oberweissbach. Filho de um pastor protestante, nove meses depois de seu nascimento, sua mãe morreu. Froebel foi adotado por um tio e viveu uma infância solitária, em que procurou aprender linguagem e matemática e a explorar as florestas perto do local onde morava. Tornou-se professor e ainda jovem fez uma visita à escola de Pestalozzi, na Suíça.