tecnico
“Em qualquer rede LINEAR, que contenha várias fontes, a tensão ou corrente, no domínio do tempo, em qualquer ramo pode ser obtida somando-se algebricamente todas as tensões ou correntes causadas pela ação individual de cada fonte independente.”
Para obter-se a ação individual de uma fonte independente deve-se considerar todas as outras fontes INATIVAS. Isto implica na substituição de fontes de tensão por curtos-circuitos e das fontes de corrente por circuitos abertos.
1.4 MATERIAL UTILIZADO
Fonte de Alimentação de Corrente Contínua.
Resistores: 3 x 330 e 2 x 100.
Multímetro (Voltímetro e Amperímetro).
1.5 PRÉ-RELATÓRIO
Ler o item a “Parte Experimental” e resolver teoricamente os circuitos propostos com os valores nominais para os resistores preenchendo as Tabelas nas linhas que se referem aos valores calculados.
Quando dois corpos são atritados, há uma transferência de elétrons, do corpo que possua menor eletro negatividade, para o de maior. Quando as duas tiras de plástico são inicialmente colocadas em contato, nada acontece. Quando as duas são esfregadas pelo papel higiênico e colocadas juntas, observou-se que elas se afastam uma da outra. Isso acontece porque ambas as tiras possuem o mesmo sinal de carga elétrica, materiais com cargas iguais se repelem.
Depois de atritadas, as tiras de papel e de plástico se atraíram. Isso aconteceu devido aos corpos possuírem cargas diferentes, o que quando atritados pelo mesmo processo, se atraem. Ao atritar, um torna-se negativamente carregado e o outro positivamente. Isso é devido à passagem de alguns elétrons de um para outro. Este fica com excesso de elétrons e outro com deficiência. Os prótons saem muito dificilmente dos núcleos dos átomos