Relações Ecológicas e Dinâmicas de Populações
Não estando sozinhas, as relações ecológicas entre as populações contribuíram para solidificar outras diversas teorias como a teoria da evolução. Estas relações podem ser basicamente divididas de duas formas: entre duas populações de uma mesma espécie, também chamadas de interações intra-específicas, ou também entre populações de espécies distintas.
Dentro das relações intra-específicas, mesmo sendo entre a mesma espécie, pode-se, além das relações positivas, também encontrar relações negativas, como a disputa por espaço ou território dentro das populações de uma mesma espécie que irá afetar negativamente uma das populações. Inevitavelmente o grupo ou a população concorrente com maior número de indivíduos terá vantagem sob a outra. Assim como no exemplo do documentário “Wolf Battefield”, assistido em sala, a matilha com menor número de indivíduos sempre evitava o confronto direto contra a outra com maior número de membros.
Por outro lado quanto maior o número de indivíduos de uma população, maior será a demanda por alimentos, assim também dificultando a sua manutenção, onde no mesmo documentário foi explorada a característica populacional. A matilha com maior número de lobos não poderia passar mais do que um dia sem alimento, senão conflitos internos viriam à tona. Outra relação negativa observada em indivíduos da mesma espécie é o canibalismo, que ocorre quando um indivíduo se alimenta de outro da mesma espécie. Tal caso é bem observado em espécies de aranhas no momento da cópula, o macho corre um alto risco de ser devorado pela fêmea, Mesmo coisa é o caso do inseto da ordem Mantodea, também conhecida como