Renascimento
Chama-se Renascimento o movimento cultural desenvolvido na Europa entre 1300 e 1650 – portanto, no final da Idade Média e na Idade Moderna;
O humanismo (valorização do homem e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural) pode ser considerado o espírito do Renascimento;
Chamou-se "Renascimento" em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antiguidade clássica. O termo foi registrado pela primeira vez por Giorgio Vasari , no séc XVI.
Características gerais:
Ideal Humanista ;
Reutilização das artes greco-romana ;
Racionalidade ;
Rigor Científico ;
Dignidade do Ser Humano.
Fases do Renascimento:
Trecento;
Quattrocento;
Alta renascença;
Cinquecento.
O Trecento representa a preparação para o Renascimento e é um fenômeno basicamente italiano, mais especificamente da cidade de Florença, pólo político, econômico e cultural da região, conduzindo a transformação do modelo medieval para o moderno.
O Quattrocento (séc. XV)viu o Renascimento atingir sua era dourada. O Humanismo amadurecia e se espalhava pela Europa através de Ficino, Erasmo, Mirandola e Thomas More. Foi o século dos Medici, quando o interesse pela arte se difundia para círculos cada vez maiores.
A Alta Renascença engloba os anos finais do Quattrocento e as primeiras décadas do Cinquecento, sendo delimitada pelas obras de maturidade de Da Vinci (a partir de 1480) e o Saque de Roma em 1527. Nesse período se cristalizaram ideais que caracterizam todo o movimento renascentista: o Humanismo, a noção de autonomia da arte, a emancipação do artista de sua condição de artesão e equiparação ao cientista e ao erudito, a busca pela fidelidade à natureza, e o conceito de gênio, tão perfeitamente encarnado em Leonardo Da Vinci, Rafael Sanzio, Michelangelo e Donatello.
O Cinquecento (séc. XVI) é a derradeira fase da Renascença, quando o movimento se transforma, se expande para outras