Rename 2010 seção a
1.Anestésicos e adjuvantes
Anestésicos são um grupo de fármacos utilizados para induzir a anestesia a nível local sem produzir inconsciência. Adjuvantes são compostos, entre os quais se incluem o hidróxido de alumínio, mais utilizado na composição de vacinas para humanos, devido a sua segurança como adjuvante, óleos minerais, com os quais se compõe vacinas para uso em animais domésticos de criação.
1.1 Anestésicos gerais
1.1.1 Agentes de inalação e oxigênio
Denominação genérica Apresentação Condição de uso
1.1.2 Agentes intravenosos
1.1.3 Medicamentos adjuvantes da anestesia geral e usados em procedimentos anestésicos de curta duração
1.2 Anestésicos locais 1.3 Bloqueadores neuromusculares periféricos e anticolinesterásicos
2 Analgésicos, antipiréticos e medicamentos para o alívio da Enxaqueca
2.1 Analgésicos e antipiréticos
Os analgésicos e antipiréticos são fármacos que atuam em estados febris, promovendo o retorno da temperatura normal e que são capazes de aliviar a dor inflamatória. Além de apresentarem, na sua maioria, atividade antiinflamatória.
São úteis para controlar a dor de intensidade baixa a moderada, principalmente aquela associada à inflamação ou lesão tecidual, como por exemplo, a artrite, a bursite, a dor de origem muscular, a dismenorréia, a dor de dente, a dor pósoperatória, o pós-parto (enfim, todas as condições que estão associadas a um aumento da síntese de prostaglandinas). Alguns tipos de cefaléia são aliviados por analgésicos deste grupo, um efeito que pode estar relacionado à inibição do efeito vasodilatador das prostaglandinas na rede vascular cerebral.
2.2 Analgésicos opióides e antagonistas
Analgésicos opióides são indicados para alívio de dores moderadas a intensas, particularmente de origem visceral. Em doses terapêuticas são razoavelmente seletivos, não havendo comprometimento de tato, visão, audição ou funcionamento intelectual. Comumente não eliminam a sensação dolorosa e, sim,