Estudo biblico
O estudo do Salmo 51 tem como propósito a identificação das origens deste salmo bem como o seu autor, a data em que foi escrito, as condições em que se encontrava o seu autor e o estilo literário que se utilizou para expressar em palavras o que estava sentindo e passando. De acordo com a possibilidade procurarei estar identificando a exegese e teologia deste salmo de acordo com aquilo que o Senhor revelou mediante esta passagem.
Há uma grande necessidade em se estudar este salmo pois se trata de um salmo muito utilizado nos dias de hoje por pessoas que estão sofrendo muito por causa de seus pecados, e este salmo trata exatamente deste assunto, quando um grande homem de Deus cai em profunda depressão por causa dos seus pecados cometidos primariamente contra o seu Deus.
A necessidade pessoal do estudo deste salmo vai além das exigências para o cumprimento dos requisitos parciais desta matéria, pois tenho a intenção de estar criando em mim o hábito de estar analisando e interpretando os textos aos quais me proponho a estudar, sendo esta um oportunidade grandiosa e também muito valiosa.
Procurarei abranger ao máximo possível a análise deste salmo utilizando-me de diversos livros como comentários bíblicos, apostilas e outras referências bibliográficas referentes ao salmo, como dicionários teológicos e até materiais não-publicados oficialmente, expressando estes conceitos de forma claras e sucintas, atingindo assim o propósito deste estudo e pesquisa.
2 Questões Introdutórias
Antes de se aprofundar exegética e teologicamente no Salmo 51 convém que se conheça a respeito da origem deste salmo que vem sendo utilizado freqüentemente para expressar o profundo sentimento depreciatório de um pecador.
Tem-se esta necessidade de saber a origem do salmo afim de estarmos familiarizados com o autor desta obra e também conhecer o seu estilo literário e o contexto histórico da época, para que assim se possa identificar e afirmar o por que deste salmo estar