Estudo bíblico
Dicionário:
Namorar: cortejar, inspirar amor a, apaixonar, cativar, desejar ardentemente, empregar todos os esforços para obter, ficar encantado, etc.
Namoricar: namoro por pouco tempo, amizade leviana, distrair-se com sentimentos de outrem, etc.
Naturalmente cada um tem sua definição. O namoro para nós deveria ser uma amizade bem especial por alguém que a gente começa a amar e ser amado por ela. O tempo de namoro é uma confirmação de que aquela pessoa é a escolhida por Deus e por nós, para ser nossa (o) companheira (o). Deve ser levado a sério sem exagero a ponto de pensar que o namoro não pode terminar.
O namoro segundo a Bíblia Podemos quase dizer que o namoro não é bíblico, pois não encontramos onde este tipo de amizade chama-se namoro. Geralmente os pais escolhiam os companheiros para seus filhos e quando um jovem demonstrava interesse em uma moça, era já pensando em casamento. A Bíblia fala em noivado, que é o período antes do casamento. Este período é tão importante, que é feito uma comparação entre Cristo e a Igreja. Abraão, Isaque, Jacó, Moisés, Davi, Salomão e outros, provavelmente tenham namorado com suas esposas, porém pouco temos sobre este período de relacionamento. Isaque e Rebeca (Gn. 24:63, 67); Jacó e Raquel (Gn. 29:9, 20); Sansão (Jz. 14 - casamento misto); Boaz e Rute (Rt. 2:5); Davi e Mical (I Sm. 19:12 e 25:44); José e Maria (Mt. 1:18); Salomão e Sulamita (Ct: 1). O namoro não é descrito nas Escrituras. No entanto, podemos afirmar que ele está sujeito aos princípios gerais de Deus ligados aos relacionamentos. Deus é muito claro sobre como você deve se relacionar com outra pessoa:
1) Os adolescentes que namoram devem honrar a seus pais e respeitar seus conselhos (Ef. 6:2).
2) O parceiro precisa ser considerado. A Palavra de Deus é muito clara quando diz: “Não vos ponhais em jugo desigual com os