Remuneração e salario
Remuneração trata do conjunto de pagamentos oferecido ao prestador de serviço através da relação de emprego.
Trata de um ato espontâneo, por estar além do salário combinado, entre as partes, onde se destaca as gratificações e as gorjetas.
Então, pode se dizer que remuneração, é a função do salário acrescido de gratificações ou gorjetas, ou ambas, podendo ser feito não somente pelo empregador, mas também por terceiros.
Remuneração é o conjunto de prestações recebidas habitualmente pelo empregado pela prestação de serviços, seja em dinheiro ou em utilidades, provenientes do empregador ou de terceiros, mas decorrentes do contrato de trabalho, de modo a satisfazer suas necessidades básicas e de sua família.
“Caracteriza-se a remuneração como uma prestação de dar. Não se trata de obrigação de fazer, mas de dar, em retribuição pelos serviços prestados pelo empregado ao empregador, revelando a existência do sinalagma que é encontrado no contrato de trabalho. (MARTINS, 2009, p. 212).
A remuneração do empregado é formada por todas as virtualidades econômicas que lhe são entregues em virtude da efetiva prestação do trabalho. (PINTO, 2000, pag. 307)
A diferença entre salário e remuneração, é que o salário só pode ser pago pelo empregador e a remuneração pode ser paga pelo empregador e por terceiros.
“A remuneração tanto é a paga diretamente pelo empregador, que se constitui no salário, como é a feita por terceiro, em que o exemplo especifico, é a gorjeta, cobrada na nota de serviço ou fornecida espontaneamente pelo cliente. Assim, a remuneração é o conjunto de pagamentos provenientes do empregador ou de terceiro em decorrência da prestação dos serviços subordinados” “De acordo com a redação do art. 457 CLT, a remuneração é igual ao salário mais as gorjetas”. (MARTINS, 2009, P.212.)
SALÁRIO
Salário é o pagamento feito pelo empregador ao empregado, pelos serviços prestados, onde ocorre uma relação não eventual entre as