Remuneração de Pessoal
Em decorrer da avaliação de desempenho e dos resultados vem à gestão das recompensas. As empresas se esforçam em desenvolver sistema de remuneração no sentindo de recompensar adequadamente seu pessoal e reforçar o desempenho desejável. O salário constitui a base do contrato de trabalho formalizado entre a empresa e cada empregado. A esse salario agregam os serviços sociais e os benefícios que a empresa proporciona ao seu pessoal. O salário e mais esses serviços de benefícios constituem a remuneração. Se o empregado não recebesse esses benefícios e serviços sociais certamente deveria desembolsar do que ganha para poder usufrui-los, pagando provavelmente um valor maior ao mercado. A seguir veremos a importância da Remuneração de Pessoal.
Objetivo da Remuneração de Pessoal
Do ponto de vista da empresa, o sistema de remuneração serve a certo número de funções, a saber:
Atrair e manter pessoas altamente qualificadas: as pessoas tendem procurar empresas nas quais as recompensas são mais elevadas. Além de atrair pessoal competente, o sistema de remuneração serve também para retê-lo na empresa no longo prazo.
Recompensar os serviços prestados como um meio de reconhecer o desempenho passado: o sistema de remuneração serve para recompensar o desempenho desejado e reforça-lo devidamente. Bom desempenho, experiência profissional, lealdade, novas responsabilidades e outros comportamentos devem ser recompensados por um efetivo plano de remuneração.
Motivar desempenhos futuros: as recompensas podem ser usadas como objetivo ou meta para as pessoas.
Assegurar equidade do ponto de vista interno e externo: a equidade interna requer que a remuneração seja relacionada com o valor relativo dos demais cargos da empresa para que responsabilidades similares tenham uma remuneração semelhante. A equidade externa requer que a remuneração seja similar no nível das demais empresas do mercado.
Atendimento das normas legais: o