O Brasil Ainda é um pais Católico
Por isso que a sociologia estuda esse fenomeno para compreender com essa relação social ( a religião ) influencia profundamente no imaginários das pessoas que frequentam o culto religioso. O objeto de estudo da sociologia são os fatos sociais, a religião, um desses fatos sociais, é elemento essencial para desvendar os costumes, a organização, comportamento e a cultura de determinada sociedade por que está diretamente ligada a ela.
A religião faz parte das representações que fazemos de nosso mundo e de nós mesmos. A sociologia não entra no “sobrenatural”, apenas analisa os grupos que se movem em volta, deixando este papel para a filosofia e teologia. A sociologia da religião estuda as religiões apenas como fatos sociais.
A sociologia estuda não só a religião, mas todos os fenômenos sociais de interação humana, sejam positivos como a fé, sejam negativos como a criminalidade.
A religião no Brasil é muito diversificada e caracteriza-se pelo sincretismo. A Constituição prevê a liberdade de religião e a Igreja e o Estado estão oficialmente separados, sendo o Brasil um Estado laico. A legislação brasileira proíbe qualquer tipo de intolerância, sendo a prática religiosa geralmente livre no país. Segundo o Relatório Internacional de Liberdade Religiosa de 2005, elaborado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, a "relação geralmente amigável entre religiões contribui para a liberdade religiosa" no Brasil. O Brasil é um país religiosamente diverso, com a tendência de mobilidade entre as religiões e o sincretismo religioso.
A população brasileira é majoritariamente cristã (87%), sendo sua maior parte católico-romana