remuneração de pessoal
Sistemas de Remuneração
A remuneração, segundo Hipólito, tem como objetivo principal reconhecer a contribuição e valor agregado dos profissionais através da distinção de diversos níveis de resultado.
Para Martocchio a remuneração ou compensação é composta de duas dimensões: a intrínseca (que se refere ao estado psicológicoem função do desempenho de uma função) e a extrínseca (que inclui a recompensa tanto monetária quanto não monetária).Aremuneração total é compostade uma base de pagamento (remuneração fixa), remuneração indireta (principalmente benefícios) e remuneração variável de acordo com programas específicos que estabelecem previamente objetivos a serem alcançados.
Critérios para construção de um plano de remuneração:
1) Equilíbrio INTERNO versus equilíbrio EXTERNO
Observar a justiça distributiva salarial dentro da organização – as pessoas estarão satisfeitas quando percebem que são pagas equitativamente em relação aos colegas com trabalho similar.
Observar o salário pago pelo mercado de trabalho – fixar salários conforme as ocupações similares de outras organizações do mesmo ramo de atividade.
A equidade externa alinha os salários da organização com os do mercado de trabalho.
2) Remuneração fixa ou remuneração variável
A remuneração pode ser paga em uma base fixa (salário mensal ou por hora) – ou pode variar conforme critérios previamente estabelecidos como metas e lucros da organização.
3) Desempenho ou tempo de casa
A remuneração pode enfatizar o desempenho e remunerá-lo de acordo com as contribuições individuais ou grupais (ganho baseado por unidades produzidas, comissões de vendas, prémios por redução de custos, bónus por atendimento perfeito ao cliente, pagamento de mérito baseado na avaliação de desempenho).
A remuneração por tempo de casa proporciona um salário em função do cargo, acrescido de um valor adicional pelos anos de trabalho na casa (ATS)
4) Remuneração do cargo ou remuneração da pessoa
A compensação pode