Remedios
Coleta seletiva de remédios
Muitas pessoas costumam manter em casa uma farmácia particular, sempre equipada com comprimidos para dor de cabeça, de estômago, xarope para gripe, pomadas etc. Mas o que fazer quando os medicamentos vencem ou simplesmente não devem mais ser usados?
Jogá-los no lixo comum ou no vaso sanitário é uma atitude que pode prejudicar o meio ambiente, pois os remédios geralmente possuem substâncias químicas que contaminam a água e o solo. O problema é que poucas pessoas sabem disso e quase não há informações sobre onde encontrar postos de recolhimento.
Como e onde descartar os medicamentos:
- Plantas medicinais - Podem ser descartadas no lixo comum, pois são consideradas lixo orgânico. Se estiverem encapsuladas devem ser abertas e o pó descartado separadamente das cápsulas vazias.
- Cápsulas com extratos secos - Devem ser descartadas em lixo próprio para medicamentos alopáticos, como locais que recolham resíduos de saúde.
- Medicamentos alopáticos sólidos (antibióticos, antiinflamatórios etc) - Devem ser descartados em locais próprios que recolham resíduos de saúde.
- Medicamentos homeopáticos líquidos - Podem ser misturados com água fervente e descartados no vaso sanitário ou na pia.
- Glóbulos homeopáticos - Podem ser diluídos em água fervente e descartados em vaso sanitário ou pia.
- Recipientes de vidro dos produtos homeopáticos - Devem ser encaminhados para os locais de recolhimento de resíduos de saúde, devidamente limpos com água fervente.
- Recipientes de vidro de medicamentos alopáticos (xaropes, soluções etc) - Devem ser descartados em locais de recolhimento de resíduos de saúde, sem retirar o restante do produto da embalagem.
- Recipientes plásticos que acondicionam semi-sólidos como cremes, pomadas e loções - Devem ser limpos com papel e depois em água corrente com sabão. Em seguida o recipiente e o papel usado para retirada do excesso de produto devem ser