Administraçao
A organização deve ser subdividida, ou departamentalizada, em unidades menores. Aqui serão examinados as quatros formas básicas de departamentalização: funcional,por produtos,por clientes e geográfica. Mas na frente será discutido sobre a estrutura matricial, que combina essas formas básicas de departamentalização.
Departamentalização funcional
Em uma organização funcional, os cargos são especializados e agrupados de acordo com a função de negócios e as habilidades que requerem: produção, marketing, recursos humanos, pesquisas e desenvolvimento, finanças, contabilidade e assim por diante. A departamentalização funcional é comum em pequenas organizações. As grandes empresas podem organiza-se segundo muitos agrupamentos diferentes, incluindo agrupamentos únicos para seus negócios. Por exemplo, a general cinema theaters tem vice-presidentes de marketing, finanças, engenharia, controladoria, operações e concessões e um vice-presidente que é o dirigente de compras de filmes de manufatura.
A abordagem funcional tradicional de departamentalização apresenta uma serie de vantagens potenciais:
1. Podem ser obtidas economias de escala. Quando pessoas com habilidades similares são agrupadas, equipamento mais eficiente pode ser adquirido e descontos por grandes volumes de compras podem ser obtido.
2. A monitoração do ambiente é mais eficaz. Cada grupo funcional é mais afinado com os desenvolvimentos em seu próprio campo e assim pode adaptar-se mais prontamente.
3. Os padrões de desempenho são mantidos de forma melhor. As pessoas com treinamentos e interesses semelhantes podem desenvolver uma preocupação compartilhada em relação ao desempenho em seus cargos.
4. As pessoas têm maiores oportunidades de treinamento especializado e desenvolvimento de habilidades em profundidade.
5. Especialistas técnicos são relativamente livres do trabalho administrativo.
6. A tomada de decisão e as linhas de comunicação são simples e claramente compreendidas.
Assim