relógio biologico
Cientistas afirmam que a luz é o principal ativador do relógio biológico e, dessa forma, o nosso corpo está preparado para a vigília durante o dia e o repouso à noite. Pessoas que ficam acordadas e expostas à luz durante a noite forçam seu organismo a alterarem o seu ciclo natural, regido pelos ciclos circadianos, e na maioria das vezes não conseguem modificar esses hábitos. Essas mudanças que afetam os ciclos biológicos provocam uma dessincronização entre o relógio interno e os indicadores temporais externos, sendo necessário um tempo para a pessoa conseguir se readaptar às condições ambientais.
Para gozar de uma boa saúde é fundamental que o nosso relógio biológico permaneça sincronizado. A hora do descanso, especialmente do sono e do repouso semanal, é importantíssima para manter as funções biológicas no ritmo certo. Uma rotina irregular pode, em longo prazo, desregular as funções biológicas e colocar o corpo sob situação de estresse, com efeitos muito desagradáveis.
Pesquisas médicas comprovaram que além do ritmo circadiano, que obedece às 24 horas do dia, o nosso corpo também obedece a um ciclo semanal, também chamado de ciclo septadiano. Dessa forma, pessoas que trabalham sete dias por semana sem nenhum tipo de descanso pagam um alto preço.
Em regra, o trabalho noturno causa esfalfamento maior do que o desempenhado diurnamente. Especialistas explicam que, em quem trabalha durante o dia, há uma coincidência natural entre a ativação biológica e o