Relógio biologico
“SEGREDOS DO RELOGIO BIOLOGICO”
Os cronobiológos são os pesquisadores sobre o relógio biológico dos seres humanos.
Sendo o Relógio biológico o ponto de partida para se relacionar com o mundo. Nossas necessidades são ditas pelo Relógio biológico.
Os adolescente possuem os Relógios biológicos mais desajustados. As primeiras pistas para desvendar os mistérios do sono dos adolescentes foram descobertas à 115 m da superfície da Terra. Em 1962 um cientista fez uma pesquisa onde passou vários meses vivendo em uma caverna no Texas, na qual passou o tempo todo sem nenhum tipo de relógio. Mas mesmo assim mantinha uma rotina regular comprovando a existência do Relógio biológico.
Os nossos instintos mais básicos são comandados por o nosso relógio biológico. A duração do ciclo individual e a idade influencia na hora em que acordamos. Sendo dividas em duas classes: os cotovias: são pessoas que acordam cedo, tendo o relógio biológico adiantado; e os corujas possuem o relógio biológico atrasado.
Os ritmos do corpo estão em mudança pela manhã. O maior risco de acontecer um infarto é de manhã, onde o aumento da pressão ocorre nas três primeiras horas depois que acordamos, os vasos se dilatam e se tornam mais rígidos pela manhã, o que torna o coração mais vulnerável, além o sangue mais viscoso.
Exercícios à tarde a uma redução na pressão, enquanto de manhã não há alterações ou podendo até aumentar a pressão. O exercício após o almoço é o mais recomendado. De 10 a 12 horas é quando temos o auge do nosso raciocínio.
Somos projetados para dormir duas vezes por dia, um sono mais longo a noite e outro no começo da tarde, chamado de “queda pós-almoço”, seno uma diminuição natural do nosso estado de vigilância.Há várias formas de o Relógio biológico controlar as funções do cérebro e o estado de vigilância controlando o hormônio cortisol, sendo sua produção maior pela manha. A pesquisa mostra que para evitarmos o microssono após o almoço é preciso tomar