CICLO CIRCADIANO
Também conhecido como ritmo circadiano, é por termos mais leigos o nosso relógio biológico, ou seja, é o ciclo que define ao nosso organismo tudo aquilo o que se deve fazer, desde as eliminações de células mortas até a própria digestão.
Este ciclo leva uma media de 24 hora podendo variar em cada indivíduo, e de onde a pessoa se localiza, pois esta diretamente ligado à nascer do sol e da lua e por do sol e da lua.
O ritmo circadiano, deixa nosso corpo alerta no dia e faz com que possamos relaxar nos períodos mais noturnos, além de controlar nosso ritmo cardíaco, controle hormonal, pressão arterial e ate mesmo a sensibilidade a dor.
Segundo uma pesquisa feita nos EUA, pela Northwestern Univercity, este ciclo é coordenado por um gene, apelidado de gene-relógio, que foi encontrado em fungos, camundongos, moscas e etc..., estes genes também regulam diversas atividades de outros genes, mas ainda não se sabe exatamente como as proteínas que foram codificadas afetam nas funções corporais.
Como todo gene, estes tampem podem sofrer mutação, o que pode vir a causar diversos distúrbios, como por exemplo uma pressão alta ou uma insónia, pois a mutação gera uma dificuldade da estabilização do corpo com o ambiente, o que desregula todo o ciclo circadiano.
Dependendo da classe do ser vivo esse relógio biológico muda de localidade, por exemplo, nos mamíferos este está contida no Núcleo Supraquiasmático ou NSQ, parte do Hipotálamo, já nas moscas este esta localizado nos olhos, mais especificamente na retina, nos pássaros dependendo do espécime este pode estar localizado ou no hipotálamo ou na hipófise.
Todos os relógios biológicos são conectados a receptores fotorreceptores, que absorvem a luz do sol regulando assim todo o ciclo circadiano. Estes receptores levam a informação ate o hipotálamo, que ordena a hipófise a liberar determinados hormônios de acordo com a quantidade de luz que os receptores receberam.
A liberação hormonal traz algumas consequências ao