Ciclo Circadiano e o Sono
1. Ciclo Circadiano
O ritmo, ou ciclo, circadiano é aquele responsável por todas as alterações no nosso organismo em um período de 24 horas. Seja na secreção de hormônios, na alteração da temperatura corporal ou mesmo na disposição e rendimento em relação aos treinamentos. Entre outros fatores, o ritmo ou ciclo circadiano é influenciado pela luz solar ou ausência dela e controla mais o nosso organismo do que podemos imaginar. Esse ciclo biológico está presente em todos os seres vivos e atua de diferentes maneiras na alimentação, no desempenho, no sono, etc. (Pires, 2010).
O ciclo circadiano está organizado para induzir o sono duas vezes por dia, principalmente à noite, mas também no começo da tarde, e é por isso que muitos se sentem sonolentos depois do almoço. E também varia com a idade. Os bebês dormem regularmente durante o dia, inicialmente com cerca de intervalos de três horas, diminuindo depois para um sono pela manhã e um à tarde. Por volta de dois anos e meio, eles só dormem à tarde. Em geral, nos mais idosos, a necessidade do sono à tarde volta (Davies, 2003).
2. Fatores de influência no ciclo circadiano
O Ritmo Circadiano governa todos nós com um ciclo que é correspondente ao tempo de uma rotação terrestre. Cada ciclo de 24 horas influencia uma função do nosso corpo: temperatura, níveis hormonais, ritmo cardíaco, pressão arterial e até mesmo sensibilidade à dor. Ele mantém o corpo alerta durante as horas de claridade
(dia) e ajuda-o a relaxar à noite.
A luz solar ao atingir fotorreceptores na retina desencadeia estímulos que viajam até o cérebro através do nervo óptico. No cérebro, estes estímulos dirigem-se ao Núcleo Supraquiasmático (NSQ) determinando os períodos do ciclo. As fibras nervosas também levam sinais do Sistema Nervoso Central para a hipófise, afetando diversos níveis hormonais.
Os derrames e os ataques cardíacos são mais comuns no período da manhã do que em qualquer outro horário do dia.