Trabalho noturno e em turnos: os distúbios e as conseqüências de quem se submete a esse sistema de trabalho
6103 palavras
25 páginas
COLÉGIO NOVO EVOLUÇÃO – CAMPINASTÉCNICO EM ENFERMAGEM DO TRABALHO
NATACHA JACOBINI
SORAIA APARECIDA RODRIGUES
THAÍS MARIANE ANTONIO
TRABALHO NOTURNO E EM TURNOS:
OS DISTÚBIOS E AS CONSEQÜÊNCIAS DE QUEM SE SUBMETE A ESSE SISTEMA DE TRABALHO
CAMPINAS – SP
2012
NATACHA JACOBINI
SORAIA APARECIDA RODRIGUES
THAÍS MARIANE ANTONIO
TRABALHO NOTURNO E EM TURNOS:
OS DISTÚBIOS E AS CONSEQÜÊNCIAS DE QUEM SE SUBMETE A ESSE SISTEMA DE TRABALHO
Trabalho de Conclusão de Curso de especialização em Técnico em Enfermagem do Trabalho
Prof. Fabrizio Moretti
Orientador
CAMPINAS – SP
2012
DEDICATÓRIA
Dedicamos esse trabalho aos nossos familiares, exemplos de coragem e determinação, e também a todos os nossos amigos, que tornam os nossos dias melhores e mais felizes.
AGRADECIMENTOS
Primeiramente a Deus pela força e perseverança, ao nosso professor e orientador Fabrizio Moretti pelo conhecimento transmitido e pelo apoio continuo nas pesquisas, aos nossos familiares que tanto nos encorajam, aos nossos colegas de trabalho, em especial à Enfermeira Regina e à Dra. Pérola Calherani pelo incentivo e inspiração na elaboração do presente trabalho.
“Nada é melhor para o homem do que alegrar-se e procurar o bem estar durante sua vida; e que comer, beber e gozar do fruto de seu trabalho é um dom de Deus”
(Eclesiastes 3, 12-13)
RESUMO
O sistema de trabalho em turnos e noturno por ir contra a natureza humana, eminentemente diurna, traz prejuízos para a saúde do trabalhador tanto nos aspectos físicos e psíquicos, como emocionais e sociais. Estudando a cronobiologia e compreendendo os ritmos circadianos, entendemos que manifestações agudas como insônia, excessiva sonolência durante o trabalho, distúrbios de humor, aumento de acidentes, problemas familiares e manifestações crônicas como doenças cardiovasculares e gastrointestinais, compõem os sinais e sintomas de que esse sistema de trabalho traz mais