Sustentabilidade
Introdução
Podemos definir o “resgate histórico” da sustentabilidade, introduzindo o assunto de como as coisas funcionavam quando as pessoas utilizavam recursos da natureza sem se preocupar com as consequências de estarem retirando mais do que o necessário para a subsistência.
Desenvolvimento
O atual crescimento econômico vem gerando desequilíbrios, porém temos que ter em mente que quando a “fonte” se esgota o progresso para de existir, ou seja, há uma grande necessidade de haver um equilíbrio. Com o progresso, a preservação do meio ambiente vem sendo esquecida. Como haviamos explicado anteriormente, o homem retirava mais que o necessário do meio ambiente, sem ter preocupações com o futuro e as consequências que essa retirada poderia acarretar. Antes todos os recursos eram abundantes, porém, por várias pessoas terem a visão de que sempre poderiam retirar o que quisessem da natureza e que tudo estaria sempre disponível, os recursos começaram a se extinguir, e as preocupações começaram a partir do momento em que as consequências começaram a vir à tona.
A natureza começa a dar uma resposta para tudo o que foi retirado dela, um bom exemplo disso são os terremotos, o efeito estufa, furacões, maremotos, entre várias outras catástrofes.
Ao mesmo tempo que o progresso trouxe benefícios a sociedade, problemas graves surgiram. E a partir desses problemas os seres humanos vem buscando achar soluções viáveis para sejam supridas as necessidades humanas de recursos naturais e garantir também a continuidade da biodiversidade. E é exatamente nesse momento que entra o desenvolvimento sustentável, que tem como objetivo, garantir a sustentabilidade de uma determinada área, e dar garantias de que mesmo explorada essa área continuará a prover recursos e bem estar econômico e social para as comunidades que nela vivem por muitas e muitas gerações. Mantendo a força vital e a capacidade de regenerar-se mesmo diante da ação contínua e da presença atuante da mão