Sistemas de informação na área de logística
Conceito
Através da interligação de um conjunto de tecnologias há a possibilidade de captar, armazenar e processar dados desejados com o intuito de disponibilizá-los e transformá-los em informações competentes para qualquer tomada de decisão empresarial.
O Sistema de Informação é definido por Laudon e Laudon (2007, p.9) como:
Um sistema de informação pode ser definido tecnicamente como um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam (ou recuperam), processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização. Além de dar apoio à tomada de decisões, à coordenação e ao controle, esses sistemas também auxiliam os gerentes e trabalhadores a analisar problemas, visualizar assuntos complexos e criar novos produtos.
Esse conjunto de componentes citado pelo autor, diz respeito a todo equipamento, procedimento e pessoal que criam um fluxo de informações utilizadas nas operações diárias de uma organização e no planejamento e controle.
Conforme Gomes e Ribeiro (2004, p.154) Sistema de Informação é um subsistema do sistema empresa e, dentro da mesma linha de raciocínio, pode-se concluir que seja composto de um conjunto de subsistemas de informação, por definição, interdependentes.
Dantas (1992) ainda afirma que todo sistema é considerado um Sistema de Informação, uma vez que, este capta e envia informações entre os seus elementos que estão relacionados, e deixa acessível para sua organização.
Concordando com Dantas (1992), Rezende (2000, p.62) define Sistema de Informação:
O processo de transformação de dados em informações que são utilizadas na estrutura decisória da empresa e que proporcionam a sustentação administrativa, visando à otimização dos resultados esperados.
E Gomes e Ribeiro (2004, p.153) ainda ressalta que os Sistemas de Informação podem afetar toda a empresa, passando a ser uma influência em cada uma de suas atividades (logística,