RITMOS CICARDIANOS
Técnico em Segurança do trabalho
Trabalho
X
Ritmo Circadiano
Disciplina: Saúde Ocupacional
Discente: Kênia Fernanda do N. Oliveira
Docente: Luciana Francisco
O que são os ritmos circadianos?
Ritmos circadianos influenciam nossa temperatura corporal, sono e vigília, e varias mudanças hormonais. Luz solar e outros sinais do tempo ajudam a definir nossos ciclos circadianos de modo que eles são consistentes no dia a dia. Para a maioria das pessoas, o comprimento de um ciclo completo é bem próximo a 24 horas.
São coordenados por pequenos núcleos (centros) na base do cérebro, os núcleos supraquiasmáticos (SCN). O SCN é conectado a outras partes do cérebro e ajuda a controlar a temperatura corporal, liberações de hormônio e muitas outras funções. Um caminho é guiado pelos nossos olhos até o SCN, e a luz parece ter o maior papel em ajustar nossos relógios circadianos. Interessantemente, pessoas cegas geralmente apresentam problemas com o ritmo circadiano, uma vez que é difícil para eles obterem os sinais do tempo para ajustarem seus relógios circadianos. Outros fatores que podem afetar o SCN e o ajuste do relógio circadiano incluem exercícios, hormônios e medicações.
Em pessoas saudáveis, a variedade dos ritmos circadianos está “em sintonia” como os vários instrumentos de uma orquestra. A temperatura corporal, por exemplo, começa a subir nas ultimas horas do sono, logo antes de acordar. Isso parece promover uma sensação de alerta na manhã. Durante a tarde, a temperatura corporal diminui na preparação para dormir. Uma queda na temperatura também ocorre na maioria das pessoas entre 02:00 e 4:00 da manhã, que pode explicar porque muitas pessoas sentem sono no inicio da tarde. Embora não tenha sido provado que mudanças na temperatura corporal determinem nossos hábitos de sono, aparentemente há uma relação entre os dois.
O que causa distúrbios do ritmo circadiano?
Em grande medida, um sistema circadiano individual