Estados de Consciência
Neste trabalho falaremos sobre Distúrbios e Transtornos do Sono, quais são eles e quais os mais comuns, falaremos também sobre métodos para diagnosticar, tratamentos e sobre como esses distúrbios ou transtornos do sono podem prejudicar não só a qualidade do sono, mas também a qualidade de vida das pessoas portadoras.
O ritmo cicardiano, é um relógio biológico no qual nosso corpo é associado ao o ciclo de 24 horas. No decorrer do dia, há variações de picos. Pela manhã a temperatura do corpo aumenta, atinge o pico durante o dia, tem uma queda durante o inicio da tarde e antes de dormir começa a cair novamente, são essas variações de temperatura que define qual é o pico diário do ciclo cicardiano. Algumas pessoas têm maior facilidade em permanecerem acordadas durante o dia (matutinas) e outras durante a noite (noturnas), porém, com o passar dos anos essas pessoas “noturnas” tendem a perder essa facilidade, e passam a ser matutinas. Estudos em laboratórios e com trabalhadores de turnos revelam que a luz forte ativa o nosso relógio biológico (Czeisler et alii,1986,1989; Eastman et alii, 1995)¹.
Existe também um ritmo biológico para o sono. O sono é dividido por um ciclo de cinco estágios distintos, que duram de 90 á 100 minutos cada estagio, são eles: estagio um; o nosso mergulho no sono e tem a duração de aproximadamente 5 minutos,você pode ter a sensação de estar flutuando ou caindo, estagio dois; quando você relaxa mais profundamente, com aproximadamente com 20 minutos, o estagio dois é marcado pelo aparecimento do fuso do sono que são atividades rítmicas cerebrais, mesmo ainda podendo ser acordado com facilidade você esta dormindo; estagio três; pode ter inicio com o Sonilóquio, uma fala murmurada sem sentido, que dura poucos minutos e logo da inicio ao estagio quatro; conhecido como sono de ondas lentas, é um estagio de sono profundo que dura em media 30 minutos, durante o qual é difícil ser acordado, é aproximadamente no final desse estagio que