Segurança no laboratório de Química
DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DE QUÍMICA EXPERIMENTAL
NORMAS DE SEGURANÇA E EQUIPAMENTOS BÁSICOS DE LABORATÓRIO
ANGÉLICA DA SILVA
CLAUDINEIA DE OLIVEIRA MARTINS
EDIMARA ARETZ HAHN
REALEZA, 24 DE SETEMBRO DE 2013
INTRODUÇÃO
Todas as atividades práticas e técnicas a serem desenvolvidas dentro de um laboratório experimental apresentam riscos e estão predispostas a acidentes. Por isso se faz necessário utilizar-se de normas de conduta para assegurar a segurança e a integridade das pessoas, instalações e equipamentos utilizados nos experimentos. Portanto, ao se iniciar o trabalho em um laboratório, é fundamental conhecer os procedimentos de segurança que irão permitir uma atuação com um mínimo de risco, por isso é de vital importância seguir as instruções e as informações passadas pelo Professor Orientador antes e durante a manipulação das substâncias químicas e também na hora de utilizar os equipamentos com os quais se vai trabalhar nos experimentos propostos, a fim de evitar acidentes pessoais ou danos materiais ao laboratório. Neste contexto, é necessário saber os procedimentos gerais recomendados em casos de acidentes.
Neste Relatório experimental foi apresentado todo o procedimento de segurança que devem ser seguidos rigorosamente pelos acadêmicos nas aulas práticas de Química experimental evitando assim situações de perigo. É importante destacar que o trabalho em laboratório exige concentração máxima do aluno. Dessa forma, não se deve conversar desnecessariamente nem distrair os colegas. Deve-se agir com calma e cautela em situações de emergência. Evitando atos de heroísmo e não se afastar do local quando se estiver esperando que uma reação acabe, pois podem ocorrer acidentes.
Destacamos também neste relatório as normas de segurança a serem tomados em situações de emergências principalmente em incêndios localizados ou generalizados. Por exemplo, em incêndios